O coworking é um modelo de trabalho que consiste em compartilhar um espaço com outros profissionais. Geralmente, esses locais oferecem uma variedade de comodidades, como mesas, cadeiras, acesso à internet de alta velocidade, salas de reuniões e áreas de convivência.
Este estilo colaborativo surgiu nos Estados Unidos, no início de 2000, e ganhou muita força no mundo todo, especialmente no pós-pandemia. É muito popular entre freelancers, empreendedores e pequenas empresas.
De acordo com o Coworking 2023, o número de espaços compartilhados no Brasil aumentou 63% entre 2019 e 2023, totalizando mais de 2,4 mil locais em 125 municípios do país.
O relatório Global Coworking Growth Study prevê que até o fim deste ano existirão 40 mil espaços de coworking no mundo.
Acompanhe, a seguir, seis bons motivos para você aderir ao coworking:
1- Redução de custos e otimização de recursos
Em comparação com alugar um escritório tradicional, o coworking pode ser uma opção mais econômica, pois os custos são compartilhados entre os membros.
Mesmo para profissionais independentes ou pequenas empresas, o coworking oferece uma estrutura profissional, com acesso a comodidades como salas de reunião climatizadas, impressoras, internet de alta velocidade, serviço de limpeza, entre outros.
Um estudo divulgado pela Deskmag, um portal especializado em Coworking, revelou que este modelo de trabalho pode levar a uma economia de até 22% em custos operacionais, além de contribuir para que o impacto ambiental seja minimizado.
Pessoas que trabalham num coworking aumentaram sua produtividade, sua sociabilidade, seus conhecimentos, o que contribui para a melhora na renda dos dos coworkers.
2- Flexibilidade e adaptabilidade
Os coworkings também oferecem diversas opções de usabilidade, especialmente no que se relaciona ao espaço e horários. Dessa forma, empresas de vários segmentos podem se adaptar rapidamente às mudanças ligadas às necessidades da equipe e projetos.
Estes espaços também oferecem opções flexíveis de aluguel, permitindo que os membros escolham entre diferentes tipos de assinaturas de acordo com suas necessidades e durabilidades de cada projeto.
3- Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Para muitos profissionais, trabalhar em casa pode ser solitário e desafiador em termos de separar vida profissional e pessoal.
O coworking oferece um ambiente de trabalho separado, mas também uma comunidade que pode ajudar a encontrar esse equilíbrio.
4- Estímulo à criatividade e inovação
O motivo é o fato de os coworkings reunirem pessoas de diferentes áreas, que compartilham experiências e conhecimentos. Esse ambiente diversificado estimula a criatividade, permitindo que as organizações desenvolvam soluções originais para os desafios do mercado.
5- Networking e desenvolvimento profissional
A crescente valorização dos coworkings está ligada a um dos seus principais pilares: a geração de comunidade e conexões entre profissionais. Muito disso se deve a oportunidades únicas de crescimento de carreira que são criadas nesses locais, como eventos, workshops, palestras, troca de conhecimentos e oportunidades de negócios.
Não importa se você é uma empresa ou um profissional independente; se você precisa ocupar escritórios compartilhados, escritórios privativos ou salas de reuniões: o coworking é para você.
A Your Office oferece toda estrutura que você e o seu negócio precisam.
Clique aqui e conheça nossos serviços.